Teste do palito.


Terapia da Cozinha

É um método um tanto quanto arcaico, mas funciona de verdade, e ainda não inventaram nada melhor para substituir. Geralmente é usado o palito de churrasco (madeira), e em alguns casos, principalmente por cozinheiras mais confiantes, um bom palito de dente.

A sua função é a de confirmar as informações que a cozinheira já possui; está dando o tempo total previsto, a coloração está em vistoso tom dourado e o aroma é tentador. Tudo leva a crer que o bolo está pronto, mas não se iluda, aí entra o teste do palito.

Procure introduzir o palito na região central do bolo, pelo fato de ser a região mais demorada para assar, conte até três e retire o palito. Perceba se há umidade no palito, quanto mais molhado, mais cru estará o bolo. Associe o grau de umidade do palito com a coloração do assado. Se o palito estiver seco, fim de assado. Se o palito ainda estiver úmido, mas o bolo já estiver muito dourado, é sinal que as beiradas poderão queimar sem que o centro esteja devidamente assado, é hora de pensar em finalizar o assado.

Dicas Relacionadas