Batata gratinada (Transcrição do Vídeo).


Terapia da Cozinha

Vídeo desta receita

Bom, hoje aqui no Terapia da Cozinha, nós vamos fazer uma receita super pratica, que pode acompanhar qualquer prato que você desejar, por exemplo; um arroz branco, arroz com brócolis, arroz integral, ou até, simplesmente, ela sozinha, já é um prato que você pode comer apenas acompanhado por uma salada verde, por exemplo, trata-se de uma batata gratinada, ou batata ao forno, vamos lá ver como faz?

Pessoal, a primeira parte da receita nós vamos fazer como se fosse um vinagrete, é o tempero da batata. Aqui estou colocando cinco tomates picados sem pele e sem semente, nesse tomate eu vou jogar uma cebola pequena cortada em cubo e quatro dentes de alho picado. Gente, essa travessa que eu peguei é pequena, então vou transferir tudo para uma maior. Adicionar um quarto de um pimentão vermelho picado. Adicionar cheiro verde, salsinha e cebolinha a gosto, aí mexe e mistura tudo. Vou temperar agora com azeite, como se fosse um vinagrete, e pode caprichar no azeite, tem que ficar um molhinho. Um pouco de vinagre de maçã e um pouco de sal. Misturar para espalhar o molhinho, e aí nós vamos pegar seis batatas médias, a quantia da batata vai depender do tamanho da batata, porque ela altera muito. Você vão descascar e cortar em rodelas e cozinhar não deixando ficar muito mole, deixar num ponto que você vê que não desmancha, para pode r mexer com ela. Despejar esta batata no tempero já preparado e misture suavemente, ela vai ficar temperada com esse molhinho. Fica até mais fácil de mexer com a mão mesmo, porque tem que misturar bem, sabe. Essa batata vai ficar marinando aqui nesse molhinho. Cozinhei ela no vapor, tá, não coloquei ela na água, cozinhei no vapor. Ela ficou não tão mole, vou pegar uma só para vocês verem como ficou, olha, o garfo espeta só, tá vendo, mas ela não desmancha. Nós vamos deixar ela marinando neste tempero por um tempinho aí, uns vinte minutos.

Enquanto isso, vou mostrar para vocês como faz o molho branco. Pessoal, aqui, agora, eu vou explicar como a gente vai fazer o molho branco. Esse molho branco o que que é? Misturei aqui um copo de requeijão, usei o requeijão light, e, algumas pessoas colocam creme de leite, mas eu prefiro colocar o leite de coco. Então, usei uma garrafinha de leite de coco e o requeijão. Misturei aqui. Esse molho não vai ao fogo, você mistura ao natural, e aí joga os temperos nele. Eu tenho aqui uma colher de café de pimenta do reino; uma colher de chá de sal, eu uso sal rosa, mas você pode usar o seu sal comum, e eu tenho aqui o alho poró picadinho. Nós vamos jogar no molhinho branco. Misturar. Ainda neste molhinho você pode jogar o complemento que você quiser, tem gente que usa bacon frito, calabresa frita. Eu tenho aqui um complemento que eu já tinha na geladeira, é um franguinho desfiado, então eu vou jogar esse franguinho aqui. Enquanto a gente está preparando isto aqui, a nossa batata está lá marinando naquele temperinho vinagrete que a gente fez. E aqui a gente mistura. Então meu molhinho ficou com frango desfiado. Lembrando que você pode jogar bacon frito, calabresa, fica a seu gosto. Gente, misturou aqui, está pronto o nosso molhinho branco.

Agora nós vamos para a terceira parte que é a montagem da batata na travessa. Então nós temos aqui a nossa travessa, nesta travessa nós vamos montar a nossa batata agora, vamos fazer... deixa eu ver... Acho que vai dar umas duas camadas. O fundo dela é legal a gente untar um pouquinho. Eu costumo untar com azeite, uso bastante azeite em minhas receitas. Algumas pessoas untam com margarina, eu prefiro o azeite. Faz ele escorrer por todo o fundo da travessa. Deixe o fundo da travessa bem banhadinho, aí então nós vamos começar as camadas pela batata. A nossa batata já curtida com vinagrete, nós vamos preencher todo o fundo da travessa com ela. Metade da batata aproximadamente. Aí nós vamos jogar um pouquinho do molho branco, é pouquinho porque ele vai ao fogo depois e ele espalha. E aí nós vamos colocar uma camada de presunto fatiado, e você pode usar peito de peru se preferir. Você pode usar ralado também, comprar a peça e ralar, rende bastante também. Cobrir toda a travessa, e aí uma camada de mussarela, se preferir pode usar mussarela de búfala também, ou ainda parmesão ou provolone. O queijo de sua preferencia. Cobrir toda a travessa. Segunda camada, o restante da batata... molho branco... presunto... mussarela. Feita a segunda camada, jogar o restante do molho branco e espalhar, olha que bonito que fica! Aí a gente joga parmesão ralado a seu gosto, se gostar de mais põe mais, se gostar de menos põe menos. Um pacote mais ou menos. E aí, a gente põe por cima, só para dar um cheirinho na hora que estiver gratinando, umas folhinhas de manjericão, e que também enfeita o prato. Muito pratico, rápido, para um dia em que você está com pressa.

E agora a nossa batata vai para o forno até ela ficar douradinha, em média de dez a quinze minutos. Nosso forno já está pré aquecido. Quinze minutos depois, a nossa batata ficou assim, douradinha, está vendo? Uma delicia! Aí, para por no prato é só a gente cortar aqui, ela está bem quente, então vamos tirar um pedacinho. Ela é quase como uma lasanha, só que de batata. Olha só, super molhadinha. Olha isso então pessoal! Ela fica crocante. Isso aqui você joga uma salada verde, joga um arroz branco. Olha só! É que ela está quente heim! Hummm! Sensacional! É o Terapia da Cozinha brincando de cozinhar com você. E foi mais uma dica para a semana , então. Até a próxima. Se você gostou, deixe o seu jóinha e se inscreva em nosso canal.

Dicas relacionadas