Bolo de Banana com Caramelo (Transcrição do Vídeo).


Terapia da Cozinha

Vídeo desta receita

Oi pessoal! Dando continuidade dos nossos vídeos da semana de natal, hoje, o Terapia da Cozinha traz a sugestão de um bolo para você enfeitar a sua mesa. O nosso bolo, hoje, é de bana caramelizada, para a sua mesa de natal ficar com gostinho de Brasil, afinal, a banana é a nossa fruta né? Bora ver como faz?

Nós vamos começar pela calda do nosso bolo. Então, para fazer a calda de caramelo do nosso bolo, nós vamos colocar o açúcar, aqui eu coloquei o açúcar demerara. Aí o que a gente vai fazer, vai ligar o fogo bem baixinho e deixar esse açúcar derreter. A hora que esse açúcar derreter a gente vai acrescentar a manteiga e o creme de leite fresco. Depois, as medidas eu coloco na descrição do vídeo. Então a gente liga o fogo bem baixo porque o caramelo é muito fácil de queimar. E a gente não mexe, só dá uma chacoalhadinha e deixa o açúcar derreter. A hora que ele estiver derretido a gente volta para mostrar o restante da calda.

Olha aqui gente, o nosso açúcar já virou um caldo de caramelo, agora, com muito cuidado a gente baixa bem o fogo porque o caramelo queima muito rápido, e a gente acrescenta a manteiga. Deixa a manteiga derreter com o fogo bem baixo. Pessoal, muito cuidado porque isso aqui é muito quente. A manteiga derretida, a gente coloca o creme de leite fresco aos pouquinhos e mexer até ficar homogêneo. Aqui está então, olha como ele fica. Aí a hora que ele amolecer vai pegar consistência. Agora a gente vai passar para um recipiente e deixar na geladeira. Tá pronta a calda do nosso bolo.

Então, a gente ontem fez o caramelo. O caramelo eu deixei de um dia para outro. Agora ele está bem geladinho e eu vou deixar reservado num cantinho para a gente usar ele no final do feitio do bolo. Agora a gente vai fazer a massa. A massa do bolo vai ser o seguinte: Nos vamos colocar os ingredientes líquidos em um liquidificador e bater, depois bater um uma tigela os sólidos.

Nós vamos precisar de meia xícara de óleo, três bananas cortadinhas, uma xícara de açúcar mascavo, e três ovos. Vamos bater isso no liquidificador, primeiro os ingredientes líquidos. Meia xícara de óleo, os ovos, o nosso açúcar mascavo, e as bananas. Veja que não tem segredo nenhum, e a sua mesa de natal vai ficar super linda. Bora bater.

Pessoal, batida a massa no liquidificador. Numa tigela, agora, a gente vai colocar duas xícaras de farinha, coloquei a farinha integral. E uma colher de sopa de fermento. Aí a gente vai despejar essa massa do liquidificador que a gente bateu. Nós vamos acrescentar nessa massa, para dar um gostinho especial, uma colher de café de baunilha. E vamos picar mais duas bananinhas aqui. Depois a gente vai usar mais meia banana para a decoração final do bolo. E vamos mexer para misturar tudo. Bem misturadinho, agora a gente vai despejar na assadeira.

Nós vamos pegar uma assadeira untada e farinhada e vamos despejar essa massa. A gente vai espalhar essa massa. É assim mesmo, durinha, viu! Por causa da farinha integral. Ela fica bem macia, vocês vão ver depois de pronta. Aqui, espalhada na assadeira, nós vamos pro forno de trinta a quarenta minutos até espetar o palito.

Pessoal, nosso bolo desenformado. Olha que bonitinho ele ficou. É trinta minutos de forno. Aí agora, lembra de nosso caramelo? Pois é, ele está aqui e a gente vai dar um complemento. Ele depois de ficar na geladeira, olha a consistência dele. Aí o que a gente vai fazer aqui, a gente vai dar um toque. Eu fiz ele com açúcar demerara, aí para quebrar aquele doce do açúcar a gente vai colocar uma colher de chá de canela em pó, e mais um pouquinho de banana bem cortadinha. Eu cortei esta banana em quatro. Nós vamos misturar no caramelo. Vai um total de seis bananas no bolo todo. Aí a gente mistura bem por causa da canela. Então essa canela vai quebrar aquele doce melado do caramelo. E olha as nossas bananinhas aqui. O que a gente vai fazer agora, a gente vai furar todo o nosso bolo com um palitinho. Porque a gente vai jogar este caramelo com as bananinhas por cima para decorar e esse caramelo vai penetrar nos furinhos. Bora lá. A lateral dele não precisa cobrir toda. A gente joga aqui no meio, no buraco, o restante do caramelo. O que vai acontecer na hora que a gente cortar este bolo? Esse caramelo vai cair por cima.

Gente, olha que lindo para você colocar na sua mesa de natal. Olha que lindo pessoal. Olha. Olha isso. Vamos cortar um pedacinho para ver como que está? Olha lá o caramelo escorrendo, pessoal. Aí você vai pegar e trazer para cima aqui. Olha isso pessoal, é de dar água na boca. Ah, eu vou provar.

O bolo ainda está quente, isso aqui geladinho, gente. Olha só as bananinhas no meio da massa. Olha isso. Humm, gente, isso aqui gelado, nossa, vocês vão fazer sucesso. Pessoal, essa foi a minha dica de sobremesa para você no seu natal. Uma outra dica que eu posso dar também é se você quiser servir este bolo caramelizado com sorvete junto, gente, é dos deuses. É o Terapia da Cozinha brincando de cozinhar com você. E se você gostou deixe o seu jóinha e se inscreva em nosso canal. Bom natal a todos e até a próxima.

Dicas relacionadas