Caldo de Abóbora com Carne Seca (Transcrição do Vídeo).


Terapia da Cozinha

Vídeo desta receita

Terapia da Cozinha, aqui a sua receita acontece. Brincando e descomplicando nós fazemos coisas deliciosas. Hoje, o nosso canal separou para vocês, uma receita de inverno, caldo de abóbora com carne seca.

Pessoal, para essa receita, primeiramente, nós vamos preparar a nossa carne seca. A nossa carne seca precisa ser desalgada, ok? Então aqui nós temos ela cortada em cubos e ela precisa de um molho, ficar de molho para sair esse sal. Esse molho tem que ser mais ou menos em torno de quatro horas, sendo que de hora em hora você troca essa água. A minha aqui, nesta água que ela está, já é a última água de molho dela. É a quarta água, então, chegando na quarta água nós vamos escorrer, ok? Escorrida a nossa carne seca, nós vamos levá-la para cozinhar. Então, numa panela de pressão, com aproximadamente um litro de água, nós vamos por essa carne para cozinhar. Então nós vamos tampar. Ligar o fogo. Deixar ela pegar pressão. Ela pega pressão, pessoal, quando ela começa a fazer, apitar aqui no pitão dela. Quando ela pegar pressão nós vamos marcar em torno de trinta a quarenta minutos, de forma que esta carne fique bem molinha para a gente poder desfiar depois. Essa é a primeira parte da nossa receita. Agora nós temos que aguardar quarenta minutos para esta carne pegar pressão e cozinhar. Enquanto isso você pode fazer suas coisas. Percebe que não dá tanto trabalho assim desalgar e cozinhar uma carne seca. Você pode, por exemplo, visitar um canal parceiro nosso, que fica aí no canto esquerdo do nosso canal chamado Aperte Start. É um canal super maneiro. Se você tem crianças, adolescentes, que gostam de vídeo game, eles fazem live todas as noites, com joguinhos super interessantes, interativos. São um casal super comunicativos. Lilian e Daniel, um beijo do Terapia da Cozinha para vocês. E vocês vão se divertir nesse canal, porque é um canal descontraído, divertido, e, diversão pessoal, faz parte da vida, né? Então, enquanto a nossa carne cozinha, Aperte Start, e bora se divertir um pouquinho. E daqui a pouco a gente volta para ver como a nossa carne vai estar.

Pessoal, então voltando agora, depois de quarenta minutos. A nossa carne já cozinhou. Então eu tirei ela da panela e desfiei, olha só. Ela super molinha. Tá vendo, eu desfiei e joguei umas gotinhas de limão aqui. Agora a gente vai reservar ela num cantinho, junto com essa linguicinha calabreza, que eu também piquei, tirei a pele, e joguei uma água fervendo para tirar o excesso da gordura. Essas duas coisas vão ficar reservadas aqui, enquanto agora a gente vai cozinhar a abóbora.

Eu tenho aqui um quilo de abóbora, limpa e picadinha. Eu vou levar ela para cozinhar numa panela de pressão com mais ou menos um litro e meio de água. Eu coloco as abóboras, aí eu vou tampar, deixar ela pegar pressão, e cozinhar entre quinze e vinte minutinhos. Aí a gente vai voltar para processar ela e fazer a refoga, ok? Então a nossa abóbora, aqui, agora, ó. Após vinte minutinhos ela já está cozidinha. A gente vai jogar ela agora para o liquidificador para liquidificar e tornar ela um creme, ok? Para bater junto com ela vou colocar um pouco da água da panela do cozimento. O outro restante eu vou deixar reservado porque se precisar colocar mais água, eu coloco a própria água do cozimento. E aqui já formou um lindo creme, olha só. E agora nós vamos para a panela, para refogar esse creme.

Para o creme, nó vamos colocar por volta de uma colher de sopa de azeite no fundo da panela, e jogar a nossa linguicinha calabreza primeiro, para refogar. Por que primeiro a calabreza? Porque a calabreza demora um pouquinho mais, e porque a carne seca já está cozida. Então vamos ligar o fogo, e deixar ela refogar. Enquanto ela refoga eu vou cortar os temperinhos. Cebola, alho e cheiro verde.

A nossa linguicinha já pegou uma cor legal, tá vendo? Aí a gente vai jogar agora a carne seca para dar uma refogadinha junto. A carne seca que a gente desfiou. Lembrando que eu coloquei umas gotinhas de limão também nela. Vamos misturar. Podemos jogar agora a nossa cebola e o nosso alho, e misturar. Olha só que legal. Percebam que eu não coloquei ainda sal porque a nossa carne seca já é salgada. Apesar da gente desalgar ela, sempre um pouco fica, então a gente vai deixar o sal por último.

Nesse ponto a gente joga o creminho. E aí, com uma concha, a gente vai colocando mais um pouquinho de água. Lembrando que ela vai ferver, e ela vai apurar ainda um pouco. Então a gente não precisa deixar ela com a consistência muito grossa já ainda não. Vou colocar ainda um pouquinho mais de água. Essa água que eu estou colocando é aquela reserva de água do próprio cozimento da abóbora. Agora ela está num ponto que dá para dar uma apurada, olha só pessoal. Nesse ponto eu vou tampar, deixar ela dar uma fervidinha. Eu vou provar o sal. É, precisa colocar mais um pouquinho de sal, então nós vamos colocar. Um tantinho assim acho que já está bom, porque a nossa carne seca já é salgada. Vamos dar mais uma mexida, e tornar a provar. Ela já está boa de sal agora. Agora vou jogar, esse aqui é um segredinho meu, um pouquinho, um tantinho assim de gengibre em pó. Ele dá um sabor todo especial ao caldo, bem diferenciado. E vamos aguardar ela dá uma apurada agora então.

A textura de nosso creme, então, ficou assim, olha que delicia. Nesse ponto eu desliguei o fogo, e agora vou adicionar o cheiro verde, e misturar. Que agora o cheiro verde vai complementar o restante do sabor do caldo. Olha que delicia, pessoal. Para as noites frias. Olha isso. Aí você serve com uma torradinha. Super nutritivo e delicioso.

Essa foi a minha dica da semana para as noites frias. Espero que vocês aproveitem. É o Terapia da Cozinha brincando de cozinhar com vocês. Fiquem com Deus, até a próxima semana.

Dicas relacionadas